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Quinta, 29 Março 2018

3 dicas para melhorar a relevância do seu anúncio no Google AdWords

Suas campanhas no Google Adwords não estão se saindo tão bem quanto esperava?

Na verdade, no mundo de links patrocinados sempre há o que melhorar, por isso é de extrema importância acompanhar os relatórios de desempenho de sua campanha e um fator de extrema importância é o Indice de Qualidade do seu anúncio, que indica sua relevância para o usuário final.

Então vamos enterder os principais pontos que devemos analisar para melhorar a relevância de seus anúncios.

 

Como o Google calcula o Índice de Qualidade

Índice de qualidade é o nome da métrica usada pelo Google AdWords para determinar em qual posição um anúncio de PPC (Pague Por Clique) deve aparecer nos resultados de pesquisa e quanto o anunciante deve pagar por clique.

O índice de qualidade está vinculado a três componentes principais:

- Relevância do anúncio.

- Experiência na página de destino.

- CTR esperado.

Esses são componentes chave para monitorar e otimizar ao revisar os dados de pontuação de qualidade.

 

1. Relevância do anúncio

Quanto mais próxima a conexão entre a palavra-chave e o texto do anúncio, maior a relevância da palavra-chave.

Geralmente, você encontra anúncio de baixa relevância quando:

- O anúncio foi criado por alguêm que não tem experiência e conhecimento técnico.

- Os anúncios foram copiados de um grupo de anúncios para outro sem editar as palavras-chave e adaptá-las ao texto do anúncio do novo grupo de anúncios.

Ter uma estrutura de conta adequada melhorará sua relevância. Certifique-se de que suas campanhas e grupos de anúncios estejam bem estruturados e contenham temas altamente segmentados.

Dicas

- Comece por garantir que as principais palavras-chave estejam no texto do anúncio. Tente incorporá-las ao título, ao corpo e ao URL de exibição, se possível.

- Determine se as palavras-chave devem ser movidas para um grupo de anúncios diferente ou novo ou removidas da conta.

 

2. Experiência na página de destino

Uma excelente experiência na página de destino é essencial se você quiser transformar esses cliques em conversões.

A página de destino deve ser fácil de navegar e o produto ou serviço anunciado deve aparecer claramente na página.

Para fins de pontuação de qualidade, devemos garantir que as palavras-chave da lista de palavras-chave e do texto do anúncio estejam presentes no conteúdo na página de destino.

Por exemplo, se a palavra-chave for "travesseiro de plumas", o anúncio deverá incluir "travesseiro de plumas" no texto e "travesseiro de plumas" também deverá ser incluído na página de destino. Ter apenas a palavra "travesseiro baixo" não é bom o suficiente, mesmo que seja próximo contextualmente.

Dica:

- Verifique se o conteúdo da sua página de destino é relevante e útil para o pesquisador. Isso ajudará a melhorar seu índice de qualidade.

 

3. CTR esperada

O Google AdWords calcula uma CTR esperada que representa a probabilidade de o anúncio receber um clique quando é exibido. A CTR esperada não leva em consideração a classificação do anúncio ou as extensões de anúncio.

A CTR esperada é diferente da CTR real do seu anúncio pois ela é apenas uma estimativa com base no desempenho da palavra-chave da conta, juntamente com as contas de outros anunciantes.

Uma CTR abaixo da média esperada pode ocorrer por vários motivos. Uma delas é o texto do anúncio não estar intimamente ligado à palavra-chave. Por exemplo, qual a probabilidade que alguém que pesquise "travesseiro de plumas" clicar em um anúncio para "melhores travesseiros".

Muitas vezes, embora a palavra-chave e o texto do anúncio estejam intimamente ligados, as palavras-chave podem ser acionadas por pesquisas irrelevantes. Isso pode ser descoberto nos relatórios de termos de pesquisa, examinando as consultas individuais e os temas que acionam os anúncios.

Dica:

- Verifique se sua CTR está na média da CTR esperada para garantir que os anúncios correspondam ao agrupamento de palavras-chave.

- Concentrar-se nas palavras-chave negativas e nos tipos de correspondência de palavras-chave pode melhorar as CTRs, o que melhorará seu índice de qualidade.

 

Conclusão

Os dados de pontuação de qualidade são incrivelmente úteis para identificar qualquer otimização que você precise fazer para melhorar a relevância do anúncio, a experiência da página de destino ou a CTR esperada. Use-o para começar a tomar decisões mais inteligentes e melhorar seus anúncios no Google Adwords hoje mesmo!

 

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