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Quarta, 28 Março 2018

Entendendo como funcionam os anúncios no Google Adwords

O Google Adwords permite que o seu site seja encontrado nas primeiras posições do resultado de pesquisa com qualquer palavra-chave que você escolher seja ela muito concorrida ou não. E quando as pessoas visualizam seus anúncios no Google elas estão procurando o que você precisa vender.

Quando alguém pesquisa por "entrega de sanduíches" no Google, você não precisa convencê-lo de que está com fome e que deve pedir um sanduíche - basta convencê-lo de que seu sanduíche é o sanduíche que ele quer comprar.

Com o Google Adwords, você não precisa depender de uma boa classificação na busca orgânica para aparecer em pesquisas relevantes. Basta ter uma campanha ativa e já estará pronto para começar a participar do jogo.

Exemplo: aqui está o que aparece no topo dos resultados de pesquisa quando procuro por "entrega de sanduíches".

como funcionam os anúncios no Google Adwords 

Brasileirinho Delivery, Macedex, Pap Delivery e A Chapa Lanches aparecem em boas posições nos resultados para minha pesquisa (estou ficando com fome apenas escrevendo isso), então há uma boa chance de eu clicar em um desses anúncios e fazer uma compra.

No entanto, vamos excluir os anúncios e vermos os resultados orgânicos da minha pesquisa:

como funcionam os anúncios no Google Adwords

Brasileirinho Delivery, Macedex, Pap Delivery e A Chapa Lanches nem aparecem na primeira página da Busca Orgânica.

Sem o Google Adwords, não teriam chance de ganhar meu pedido de sanduíche. Com o Google Adwords, eles são minhas principais opções.

Basicamente, exibir anúncios no Google Adwords permite que você classifique as palavras-chave de mais relevância para o seu negócio e faça elas aparecerem na primeira página dos resultados de busca de forma imediata sem depender de estratégia SEO.

 

Como funciona o Google Adwords

Para executar uma campanha rentável do Google Adwords, você precisa entender o processo de leilão de palavras-chave.

O Google Adwords é uma plataforma de publicidade paga por clique (PPC) , o que significa que você paga para direcionar tráfego para seu website e/ou páginas de destino. Mas anunciar no Google não é tão simples quanto dizer: “Quero pagar e pronto”.

Infelizmente, você não é a única empresa por aí que deseja cliques de usuários do Google, para garantir que seus anúncios sejam exibidos, você precisa superar a concorrência. O leilão do Google é muito parecido com qualquer outro leilão, exceto pelo fato de o Google se preocupar com mais do que apenas seu dinheiro. Eles também levam em conta a relevância e a qualidade de seus anúncios.

Então, se você criar anúncios de alta qualidade, você pode pagar menos por clique do que a concorrência ... e ainda superá-los! (falarei mais sobre isso daqui a pouco).

Ao contrário da publicidade gráfica do Google (Rede de Display), em que você oferece lances para exibir seus anúncios em vários sites da Web (Parceiros do Google), os anunciantes da Rede de Pesquisa do Adwords fazem lances em palavras-chave específicas (como "entrega de sanduíches") na esperança de exibir seus anúncios quando clientes em potencial pesquisam essas palavras-chave no Google.

Dependendo da qualidade de seus anúncios e de seu lance máximo, o Google decide em qual ordem os anúncios serão exibidos aos usuários e então, cabe ao seu anúncio atrair os olhos de um possível cliente e convencê-los a clicar.

 

O processo de leilão

O processo de leilão de palavras-chave do Google é muito eficiente. Essencialmente, você escolhe as palavras-chave nas quais deseja veicular anúncios e insere o valor máximo que deseja pagar por um clique. Esse valor máximo é o seu "lance" para essa palavra-chave.

Quando alguém faz uma pesquisa que inclui uma de suas palavras-chave definidas, o Google compara todos os lances dessa palavra-chave e escolhe quem está melhor classificado com base no lance e na qualidade do anúncio.

No entanto, seu lance máximo não é a única coisa que o Google leva em consideração ao decidir onde seu anúncio será classificado na página de resultados do mecanismo de pesquisa. O Google também leva em conta o quanto seus anúncios e sua página de destino correspondem à intenção de uma pesquisa.

 

Índice de qualidade

Para o Google Adwords continuar lucrando com a veiculação dos anúncios, os usuários precisam confiar no Google para orientá-los para o conteúdo relevante. Isso se aplica a resultados orgânicos e pagos, mas deixaremos a teoria de SEO (Resultados Orgânicos) para outro dia.

O Google atribui um índice de qualidade aos anúncios. O objetivo do índice de qualidade é incentivar os anunciantes a manter a confiança do usuário. Um índice de alta qualidade significa que sua publicidade se ajusta aos objetivos de negócios do Google. Uma pontuação baixa significa que você não está atendendo totalmente os requisitos necessários para uma boa experiência do usuário através do seu anúncio.

Basicamente se o seu anúncio for bom, o Google o recompensará com um custo por clique menor. Já se o seu anúncio for ruim, o Google punirá você com um baixo índice de qualidade e naturalmente você pagará um valor mais elevado no clique.

As pontuações de qualidade variam entre um e dez (dez é o melhor e um significa que algo está muito errado com a sua campanha).

 

Otimizando seu Índice de qualidade

Ficou claro que é importante ter uma pontuação de alta qualidade, por isso você precisa ter certeza de que está fazendo o possível para otimizar seu índice de qualidade.

Essencialmente, o Google atribui um índice de qualidade com base em três fatores relacionados:

1 - Relevância do anúncio
2 - Taxa de cliques (CTR)
3 - Experiência na página de destino

Cada um desses fatores é fundamental para o modo como o Google aborda a publicidade, por isso, vamos analisá-los com mais detalhes.

 

Relevância do anúncio

Como mencionamos anteriormente, o Google dedica muito tempo, dinheiro e esforço para garantir que seus algoritmos de pesquisa gerem resultados altamente relevantes. O Google espera que os anunciantes façam a mesma coisa, então são avaliados todos os anúncios e páginas de destino para definir se eles são relevantes para a palavra-chave desejada.

Exemplo: vamos dar uma olhada nos nossos resultados de pesquisa "entrega de sanduíches". Quais anúncios parecem ser uma boa correspondência para nossa pesquisa?

como funcionam os anúncios no Google Adwords 

Observe que o anúncio do Brasileirinho Delivery, não parece tão relevante assim, não é? Não deixa claro se trabalha com sanduíches ou não.

O Macedex é uma empresa de motoboy nem sanduíches vendem, ou seja, neste caso existe uma grande possibilidade desta empresa estar desperdiçando muito dinheiro devido a má configuração da sua campanha de anúncios.

O Pap Delivery, deixa claro que sua especialidade é Tapioca.

De todos o A Chapa Lanches me parece a melhor opção em relação ao meu termo de pesquisa “entregas de sanduíches”.

As probabilidades são que enquanto o Brasileirinho Delivery está na posição # 1, o seu índice de qualidade provavelmente é ruim, fazendo com que paguem mais do que o necessário para qualquer clique em seu anúncio.

Em contraste, dê uma olhada no anúncio do A Chapa Lanches, olha o título do anúncio “Lanches Entrega a Domicílio” - lembra da minha pesquisa, “entrega de Sanduíches”? Tem tudo a com o que estou procurando. Muito bom! É certo que o índice de qualidade dele é bem melhor e provavelmente ele deve estar pagando 1/3 do que Brasileirinho Delivery para estar ali na terceira posição. E considerando que o seu anúncio é muito mais relevante com o meu termo de busca qualquer um que fizesse este tipo de pesquisa com certeza escolheria clicar neste anúncio.

 

Taxa de cliques

Ao contrário do anúncio do Pap Delivery, o anúncio do A Chapa Lanches deixa claro que, se você quer um bom sanduíche entregue a domicílio, eles serão a melhor opção para você.

Por tanto o anúncio do A Chapa Lanches é muito mais relevante, por isso provavelmente obtém a maioria dos cliques de pessoas que pesquisam por "entrega de sanduíches" fazendo com que o seu anúncio alcance uma excelente taxa de CTR.

O que é CTR? CTR (taxa de cliques) é o número de cliques no seu anúncio dividido pelo número de impressões (quantas vezes seus anúncios foram exibidos). Ou seja, anúncios mais relevantes geralmente têm uma CTR mais alta. O Google AdWords usa a CTR dos seus anúncios como uma medida automatizada da relevância do anúncio.

A taxa de cliques não é o único fator que o Google leva em consideração ao decidir seu índice de qualidade, mas é o fator mais importante.

Essencialmente, o Google compara sua CTR real com o que o Google acha que sua CTR deveria ser (usando dados internos deles). Se o seu CTR supera as expectativas, você obtém um melhor Índice de qualidade. Se o seu CTR é menor do que o esperado, você fica com uma classificação menor no seu índice de qualidade.

 

Experiência na página de destino

É claro que é possível ter um anúncio altamente relevante com um ótimo índice de CTR que aponte para uma página de destino completamente irrelevante.

Sua página de destino é o primeiro lugar que o usuário irá visualizar depois de clicar no seu anúncio, por isso, o Google quer ter certeza de que sua página de destino é exatamente o que um pesquisador está procurando.

Aqui, novamente o A Chapa Lanches faz um ótimo trabalho com a experiência da página de destino. Você clica no anúncio deles e é direcionado para uma página onde pode começar um pedido… exatamente o que alguém interessado em “entrega de sanduíches” está procurando.

No geral, o anúncio e a página de destino do A Chapa Lanches são tão relevantes para a sua palavra-chave que apesar de estar na posição #4 obtém muito mais cliques qualificados e um melhor índice de conversão do que o Brasileirinho Delivery que se encontra na posição #1.

 

Conclusão 

Em suma, é assim que o Google Adwords funciona. Você faz um lance em uma palavra-chave que acha que um cliente em potencial usaria para encontrar sua empresa, produto ou serviço. Em seguida, com base na qualidade do anúncio e da página de destino, o Google atribui um índice de qualidade e combina esse índice de qualidade com o lance máximo para determinar a posição do anúncio e quanto você pagará por clique.

 

 

Aumente suas vendas utilizando o Google Adwords

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