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Quarta, 28 Março 2018

Primeira Campanha no Adwords? 9 Passos para uma Campanha Vencedora

Criar sua primeira campanha no Google Adwords nem sempre é tão simples e fácil como parece.

Por mais que a plataforma seja bem didática, possui uma série de recursos que devem ser utilizados da maneira correta para evitar desperdício de verba de marketing e alcançar melhores resultados.

Porém quando você está iniciando e possui pouco conhecimento, esses recursos se tornam bem difíceis de se compreender.

Preparamos esse ebook para te mostrar que existem alguns passos que são fundamentais para um bom começo ao utilizar o Google Adwords. Hoje nosso conteúdo é exclusivamente pra você que está prestes a elaborar sua primeira campanha ou já está em meio ao processo.

Nosso objetivo é te apresentar 9 passos que não podem faltar em uma campanha de sucesso, e acredite, esse conteúdo fará toda diferença.

Então vamos nessa?

 

1º Passo: Defina seu orçamento disponível

Toda empresa deveria por regra definir sempre uma parte de seu faturamento para o Marketing, visto que ele é a principal engrenagem para as vendas acontecerem. Porém empresas que não determinam essa verba de maneira planejada, acabam tendo dificuldades em desenvolver esse hábito.

É muito importante ter uma verba significativa para divulgação dos seus produtos ou serviços, pois acredite, sem isso as chances de sua empresa não decolar é imensa frente ao mercado tão competitivo que temos hoje.

Por isso, se está iniciando o Marketing agora, tente definir um orçamento fixo inicialmente e conforme for obtendo resultados, aumente de acordo com seus objetivos e potencial de atendimento.
Geralmente empresas que dependem de ações de marketing para vender chegam a investir 10% do faturamento ou até mais. No geral, investir de 3% a 5% do faturamento é um bom começo.

 

2º Passo: Saiba o que anunciar!

Parece até óbvio certo, porém aqui muitas pessoas acabam se perdendo e tentando anunciar todos os seus serviços de uma vez.

Antes de criar seu primeiro anúncio pense em que estratégia irá utilizar e anuncie os produtos separadamente, por exemplo: você pode anunciar seu principal produto com o objetivo de aumentar as vendas da sua empresa, ou anunciar seu serviço menos vendido com o objetivo de apresentá-lo ao mercado e consequentemente melhorar o retorno que ele proporciona para sua empresa.

Dica: inicialmente procure investir na divulgação de produtos com boa aceitação no mercado e um índice de busca considerável visto que esta iniciando uma campanha de Marketing.

 

3º Passo: Defina sua segmentação de local

Fazer a segmentação de local correta de seu público alvo é de extrema importância para o seu resultado final. Isso porque, se você presta um serviço apenas para uma determinada região, você precisa anunciar para pessoas que realmente tenham interesse no que está oferecendo na região em que atende. Nada irá adiantar anunciar para todos os públicos de todas as localidades do Brasil, se o seu objetivo é divulgar sua vidraçaria que está localizado em São Paulo, concorda?

Você só estará perdendo dinheiro ao anunciar com uma abrangência tão grande, sendo assim, é melhor você focar na sua localização exata, pois o seu resultado final será muito mais interessante.

 

4º Passo: Escolha das palavras-chave

Você deve ter uma noção de que tudo que é feito buscando resultados através do Google, tem relação com as palavras-chave, não é mesmo? Isso acontece por um motivo muito simples, um dos principais fatores de ranqueamento são as palavras-chave. Sendo assim, fazer a escolha errada de palavras-chave irá resultar em problemas no resultado final de suas campanhas.

Sabendo disso, tome um cuidado especial na escolha desses termos, visando sempre escolher as palavras que melhor se relacionam com seu nicho de atuação.

Utilizar palavras-chave específicas é essencial para conseguir um bom posicionamento. A melhor maneira de você conseguir ter bons resultados com seus anúncios é segmentando bem as palavras-chave que você pretende utilizar.

Não use palavras muito genéricas e evite o uso excessivo, se limitando utilizar de 5 a 10 palavras ligadas ao seu negócio e que são mais específicas, diminuindo as chances de usuários “perdidos” gastarem seu orçamento à toa.

 

5º Passo: Defina as palavras-chave negativas

Muitos anunciantes desconsideram essa fase, pois desconhecem sua importância e isso é um erro grave. Não negativar palavras-chaves, pode consumir seu orçamento muito rápido sem lhe trazer nenhum retorno, isso porque, você estará trabalhando com uma abrangência enorme, podendo trazer um tráfego não qualificado através de seus anúncios.

Por exemplo, se você escolher o termo “Brigadeiro Gourmet” a abrangência é enorme. Porém, seu anúncio pode ser veiculado tanto em buscas usando as palavras-chave: “Receitas de brigadeiro Gourmet” como “Curso de Brigadeiro Gourmet”. Você entende que há uma diferença enorme entre ambos? Neste caso se nosso objetivo é vender um “Curso de Brigadeiro Gourmet”, então devemos negativar a palavra “Receitas”, para evitar cliques irrelevantes ao nosso objetivo.

Por isso tente identificar o maior número possível de palavras-chave negativas, ou seja, que se somadas a sua palavra-chave definida, deem um sentido irrelevante para sua meta.

 

6º Passo: Conteúdo do Anúncio

Se você tem um público alvo definido deve saber que existe uma forma certa de se comunicar com eles, não é mesmo? Para conseguir ter uma campanha de sucesso, você precisará usar uma linguagem que se torne compreensível para as pessoas que deseja atingir.

O conteúdo do anúncio é o que fará seu público alvo se identificar com ele e motivar a compra. Sendo assim, seja objetivo, claro e transparente ao colocar informações, isso facilitará muito suas vendas.

Meu conselho é que você trace o perfil e os tipos de linguagem antes de planejar os anúncios, definindo algumas variações para que depois, você apenas teste os formatos que mais convertem.

 

7º Defina os Horários

Como você já deve saber, ao optar por anunciar no Google Adwords, você terá a possibilidade de escolher os melhores horários para que o seu anúncio apareça para seu público. Sendo assim, certifique-se de que você está anunciando nos horários certos para garantir o atendimento ao cliente no momento em que ele está buscando por seu produto ou serviço para aumentar sua taxa de conversão.

Dica: defina os horários dos anúncios de acordo com seu horário comercial, para garantir um atendimento ágil ao seu potencial cliente, lembrando que isso não é uma regra e depende da sua estratégia de marketing.

 

8º Passo: Página de destino

Aqui você deve ter uma atenção especial. É comum ver anúncios levando potenciais clientes para páginas ser informações específicas em relação ao que foi anunciado, por exemplo: o anúncio fala de "box de banheiro" e ao clicar você vai para uma página de produtos onde existe uma gama enorme de opções de outros produtos, dificultando ao cliente definir por que comprar o "box de banheiro com você".

Portanto, crie páginas de destino específicas para o objetivo do seu anúncio, fornecendo informações importantes para tomada de decisão do cliente em relação ao que você está oferecendo, se está divulgando mais de um produto ou serviço, crie anúncios diferentes que levam para páginas de destinos diferentes de acordo com o objetivo desejado.

 

9º Passo: Analise os resultados

Muita atenção nessa parte pois não basta criar uma estratégia, traçar um objetivo, escolher um serviço e anunciar. É preciso acompanhar de forma constante o desempenho de sua campanha, comparando e avaliando resultados, pois só assim você conseguirá melhorar ainda mais a qualidade de seus anúncios a alcançar níveis ainda maiores.

A própria plataforma tem relatórios completos de comportamento de seus anúncios, isso te dará uma visão geral do comportamento de seu usuário e tomar decisões sempre que preciso, visando melhorar o desempenho de sua campanha e como consequência seus resultados tenderão sempre a melhorar.

Aumente suas vendas utilizando o Google Adwords

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